Justiça em Foco

Pós-graduação em Direito Eleitoral é inaugurada com palestra de ministro do TSE

Eventos e Cursos

Terça-Feira, Dia 11 de Abril de 2017

O início das aulas da pós-graduação em Direito Eleitoral, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-SC (EJESC) e pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), foi marcado pela palestra “Os novos desafios do Direito Eleitoral”, do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcisio Vieira. A palestra inaugural começou às 18h da sexta-feira (7), na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em Florianópolis.
 
O presidente do TRE-SC, desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, fez o discurso de abertura do evento e ressaltou que a pós-graduação em Direito Eleitoral “visa unir teoria e prática por meio da ciência política e da ética, com aprofundados temas sobre nossa conjuntura política, ética e jurídica”.
 
Em seguida, o diretor do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI, professor José Carlos Machado, acrescentou a satisfação da Universidade pela parceria com a EJESC. “Sobretudo porque expressa a sintonia de interesses entre as instituições, que comungam com o entendimento de que a melhoria da sociedade somente se processará, de fato, pela educação”, disse.
 
Na sequência, a palestra do ministro Tarcisio Vieira destacou a amplitude do Direito Eleitoral atualmente. “Nós estamos lidando no Direito Eleitoral contemporâneo com uma zona de convergência de vários ramos do Direito”. Outro ponto abordado pelo ministro foi a necessidade de promover um diálogo mais fértil entre o Direito Eleitoral e outras áreas do conhecimento. “O Direito não pode mais ficar ilhado e urge que ele estabeleça algumas pontes de comunicação com, por exemplo, a ciência política, a sociologia, a antropologia”, finalizou.
 
Logo após o término da palestra, os 36 pós-graduandos participaram da primeira aula da especialização, com a temática “Ciência Política e Teoria Geral do Estado”, ministrada pelo professor Flávio Ramos.
 
A pós-graduação tem como objetivo viabilizar a formação de profissionais que exerçam suas funções norteados pelo Direito Eleitoral, visando o aprofundamento teórico e prático da legislação, doutrina e jurisprudência.
 
As aulas acontecerão, quinzenalmente, nas sextas-feiras (das 18h às 22h) e nos sábados (9h às 15h). A previsão é que o curso termine no segundo semestre de 2018.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com TSE.
Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro


Eventos e Cursos


Indique a um amigo
Imprimir notícia 
Últimas Notícias

Outras Notícias Clique Aqui


Deixe um comentário

O código de validação é 2771