Justiça em Foco

Eleição Presidencial 2018: uma pequena sugestão - por Nicholas Merlone

Artigos

Quarta-Feira, Dia 14 de Junho de 2017

por Nicholas Merlone
 
No que se refere à escolha do mandatário governamental (presidente, governador ou prefeito), Victor Mirshawka destaca o tipo de governante que deve ser eleito: “Um mandatário preparado e com iniciativa. (cf. A Luta pela Qualidade na Administração Pública.)
 
O autor lembra que os governantes “substituem-se periodicamente”. Além disso, que os líderes têm seus “seguidores”. Igualmente, aponta que no processo da Administração Pública ocorre uma distância entre o “desejado” e o “real”. No Brasil, para o autor, ainda se confunde “administração transparente” com a “administração que traz parentes....”
 
O autor, neste momento, reflete ponderações com base na Administração Pública Municipal, mas que, com mesmo efeito, influem na Administração Pública Federal.
 
Entre outros, sugere leilões eletrônicos para a aquisição de produtos e serviços, serviços terceirizados e utilizar a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) com a introdução do governo eletrônico.
 
Daí se fazer possível reduzir o número de cargos e funções. O autor com leveza lembra: “Como cantava o roqueiro Cazuza, Agenor de Miranda Araújo Neto: ‘Brasil, mostra a sua cara! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio?’ O Brasil precisa de uma estrutura na AP [Administração Pública] menos burocrática e não tão pesada, não é?”
 
Tal como figura ilustrativa em sua obra sugere, seria preciso substituir um elefante grande e gordo, por outros menores e menos pesados.
 
Nesse panorama, não só a Copa do Mundo de 2018 na Rússia se aproxima, como também as eleições para Presidente da República no Brasil no mesmo ano. Nesta hipótese, caso se configure a eleição presidencial para 2018, podemos desde já nos virar para o futuro com olhar crítico.
 
Marina Silva seria uma boa opção, já que, em primeiro lugar, seu nome não consta em nenhuma das listas de delação da operação Lava Jato. Com relação aos seus projetos econômicos, ficaríamos tranquilos, caso Eduardo Giannetti, economista e professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) realmente assumisse as bases de sua política nesse setor, como ocorreu nas eleições passadas. Em que pese antes Marina já ter fundamentado com base na Bíblia uma proposta sua no Senado Federal, por outro lado, revela-se uma importante defensora do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
 
Com razão, a operação Lava Jato que hoje ocorre, acontece em ambiente propiciado anteriormente pelo Mensalão. Está certo que este último se comparado com a primeira não passaria de um caso de Juizado de Pequenas Causas, como alguns ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) apontaram. Todavia, podemos dizer que foi o gatilho para outras operações investigativas e condenações. Desse modo, o ex-ministro Joaquim Barbosa teve papel central nesse processo. Comparado ao Batman de capa preta, combateu a corrupção com rigor.
 
Uma chapa presidencial, dobradinha entre Marina e Joaquim, seria uma chapa pura, sem “rabos presos” e com mandatários dispostos a perseguir o bem da nação. Os dois são preparados e com iniciativa, como frisamos no início. Mais importante... não confundem administração transparente com administração que traz parentes... Finalmente, é preciso uma Administração Pública forte, com rigor, que tome decisões em prol do povo, mesmo que talvez lhe desagrade, mas que sejam necessárias para o bem do País, configurando-se verdadeiros estadistas.
 
Nicholas Merlone - Mestre em Direito pelo Mackenzie. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Membro do OCLA (Observatório Constitucional Latino Americano) e do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Professor Universitário, Pesquisador e Advogado. Responsável pela Coluna Institutos de Direito Público / Privado no Justiça em Foco. Fale comigo: nicholas.merlone@gmail.com
 
Responsive image

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), por Nicholas Merlone.
Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro


Artigos


Indique a um amigo
Imprimir notícia 
Últimas Notícias

Outras Notícias Clique Aqui