Eventos e Cursos

Presidente do STF inaugura Espaço de Imprensa Ministro Teori Zavascki

Da redação (Justiça em Foco), com STF. - terça, 28 de agosto de 2018
 

“É uma singela homenagem que os 11 ministros que compõem atualmente o Supremo Tribunal Federal prestam a esse grande cidadão e magistrado brasileiro, que é o ministro Teori Zavascki”, afirmou a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, nesta terça-feira (28), na inauguração do Espaço de Imprensa Ministro Teori Zavascki, local de trabalho dos jornalistas que acompanham as pautas do Supremo.

A presidente do STF afirmou que a homenagem se deve ao fato de que o ministro Teori Zavascki, falecido em acidente aéreo em janeiro de 2017, lutava por todas as formas de liberdade. “A decisão do STF de deixar marcado esse espaço com seu nome é por tudo que ele representa como magistrado, mas principalmente pelo compromisso que ele tinha com todas as formas de liberdade e com a liberdade de imprensa. O espaço acolhe os setoristas do STF, sem os quais a democracia não se realiza e a democracia foi um dos grandes temas do ministro Teori Zavascki”, disse.

Citando Santo Agostinho, a ministra Cármen Lúcia apontou que todo ser humano tem um tempo de vida: o passado (a memória), o presente (o trabalho) e o futuro (a esperança). “O ministro Teori Zavascki é exatamente o exemplo de alguém que soube fazer referência a sua memória, que desempenhou um trabalho que é modelar para o Brasil e, para nós, não é mais uma esperança, é a ideia que permanece no legado da sua obra. O seu legado sempre persistirá para nós como um lúmen a nos lembrar que os bons juízes não morrem, ficam encantados, como diria Guimarães Rosa”, destacou.

Sucessor da cadeira de Teori Zavascki, o ministro Alexandre de Moraes assinalou que ele não só era um juiz sério, competente e trabalhador, mas um grande homem, lembrando do seu jeito tranquilo e sensato. “O ministro Teori Zavascki sabia dialogar e aproximar as pessoas, o que é importante para o Brasil como um todo e principalmente para um órgão colegiado como o Supremo Tribunal Federal. Sua família pode ter certeza que faço de tudo para honrar a cadeira”, salientou.

A filha do ministro Teori Zavascki, Liliane Zavascki, manifestou que é uma grande honra para a família a homenagem. “Ela simboliza não só o reconhecimento do enorme legado do meu pai, mas a institucionalização desse legado e a vontade que esse legado se perpetue como fonte de inspiração para os operadores de Direito e como esperança para aqueles que precisam do Direito”, frisou.

Liliane destacou ainda a relação do seu pai com a imprensa. “Ele tinha a preocupação de que seus votos chegassem ao conhecimento do cidadão através da imprensa da maneira como ele tinha realmente se proposto a ter votado. Essa é a razão pela qual também me comove essa homenagem do Supremo com a questão da imprensa”, sublinhou.

Também participaram do evento, realizado no 2º andar do Edifício-Sede, ministros do STF, familiares do ministro Teori Zavascki e integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de associações de juízes.