Poder Judiciário

Abertas inscrições para Fórum Nacional da Mediação e Conciliação em Maceió

Fonte: TJAL - segunda, 27 de janeiro de 2020
 

A cidade de Maceió vai sediar, de 25 a 27 de março, o X Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec). Pela primeira vez em Alagoas, o evento reunirá representantes das Cortes de Justiça de todo o país, que debaterão os desafios da conciliação e da mediação e formas de aperfeiçoar os métodos consensuais de solução de conflitos.

A inscrição no evento é gratuita e já pode ser feita a partir desta segunda-feira (27). Clique aqui e se inscreva. Além dos representantes dos Tribunais, o encontro é voltado para membros do Ministério Público, advogados, defensores públicos, servidores do Judiciário, professores, estudantes e integrantes dos demais poderes e órgãos públicos.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, fará a abertura do fórum, às18h30, no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara. “Queremos fazer o melhor evento do país do ponto de vista temático e organizacional”, afirmou o desembargador.

A palestra inicial será com o ministro Humberto Martins, que falará sobre as ações e políticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas áreas de mediação e conciliação.

No dia 26, os participantes assistirão a palestras sobre os seguintes assuntos: o tratamento dos conflitos decorrentes da relação de consumo e do uso dos serviços públicos; iniciativas do setor privado na solução de conflitos de consumo; impacto no uso das ferramentas digitais no atendimento aos consumidores e usuários dos serviços públicos; câmaras privadas e o tratamento das demandas de consumo; propostas legislativas sobre a judicialização e solução adequada de conflitos (reforma da lei nº 9.099/95 e do CDC) e providências do setor público no atendimento dos seus usuários.

Já no dia 27, haverá a apresentação de boas práticas de mediação e conciliação por parte de algumas cortes de justiça. Informações sobre o evento podem ser obtidas com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), pelo telefone (82) 4009.3046.