EXPRESSO

Entidades se organizam para combater ofensas de sindicato

Da redação (Justiça Em Foco) por Mário Benisti. Foto: Mário Benisti. - 13/03/2019
 

Logo mais, às 18 horas, será realizado na sede da sede da Associação dos Advogados trabalhistas de São Paulo (AATSP) uma assembleia discutir temas no tocante aos retrocessos de direitos trabalhistas. O foco principal do encontro é os ataques que o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região tem feito contra a atuação da advocacia trabalhista na cláusula convencional que, a um só tempo, representaria um retrocesso aos direitos dos bancários e geraria um cenário de insegurança jurídica para empregados e empregadores.

Idealizado pela AATSP, o encontro vai contar com a participação de integrantes da Federação Nacional dos Advogados (Fenadv). Os organizadores ressaltam que os atos por parte dos representantes dos bancários são incongruentes. Diversas autoridades da esfera trabalhista confirmaram presença no evento.

De acordo com a idealizadora do evento, um eventual afastamento do direito à 7ª e 8ª horas, tal como estabelecido na última Convenção Coletiva de Trabalho entre Sindicatos de empregados e empregadores, proposto pelos representantes dos bancários, representaria sepultamento de direitos arduamente conquistados. “Em tempos em que os direitos sociais e trabalhistas têm sido objeto de investidas a pretexto de salvaguardar a ordem econômica, os trabalhadores das instituições bancárias ainda buscam indícios passíveis de embasar   a supressão de uma das mais importantes conquistas da categoria”, avalia a presidente da AAT, Sarah Hakim.