Poder Legislativo

Líder do Governo ressalta importância da ação integrada do Executivo com o Parlamento para combater o coronavírus

Com informações da Liderança do Governo (CD). - quarta, 18 de março de 2020
 

O líder do Governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), ressaltou na noite desta quarta-feira (18/3), em discurso no Plenário, a importância das medidas que o presidente Jair Bolsonaro vem adotando para combater a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, o Covid-19. Vitor Hugo salientou que o Executivo trabalha em sintonia com os demais Poderes, de forma transparente, para enfrentar os reflexos provocados em todos os setores da vida do País. 

"Quero destacar o profundo respeito que o presidente Jair Bolsonaro, que foi deputado por 28 anos, tem por estas duas Casas”, disse Vitor Hugo, durante a discussão da Mensagem do Poder Executivo sobre a decretação do Estado de Calamidade no Brasil. "O entendimento do Governo é o de que a ação conjunta dos Três Poderes, com união, compromisso e solidariedade, vai nos permitir atravessar os mares revoltos desta crise mundial”, salientou.

Comitê de Crise
O Líder do Governo observou  que o Comitê de Crise Interministerial formado pelo presidente Jair Bolsonaro mostra a consciência, do chefe do Executivo, da seriedade deste momento.

"O ministro Luiz Henrique Mandetta vem fazendo um excepcional trabalho. Como o problema vai ter solução em diversas vertentes de ação do Estado, a Casa Civil, que já tem a missão de coordenar os demais ministérios, assume um protagonismo, mas é lógico que a Saúde tem total preponderância nas medidas do Governo, de forma coordenada com a Economia", explicou Vitor Hugo.

O líder listou providências já tomadas pelo Governo Bolsonaro, entre elas as que foram anunciadas em entrevista coletiva do presidente da República nesta quarta-feira, e que abrangem áreas como Saúde, Economia, setor Social, Segurança Pública e Infraestrutura: 

injeção de mais de R$ 147 bilhões na economia, por meio de diversas medidas; 

corte do IPI sobre equipamentos de Saúde ligados à prevenção e ao combate do Covid-19;

diminuição de juros de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS;

alíquota zero de impostos de importação de produtos de uso médico-hospitalar;

reforço no programa Bolsa Família;

desoneração de produtos médicos;

aporte de recursos para ajudar trabalhadores  autônomos;

socorro à aviação civil;

e fechamento de fronteiras, que começou na fronteira com a Venezuela.

O deputado Vitor Hugo informou que a Liderança do Governo está à disposição de todos os parlamentares para receber outras sugestões de ações executivas, pois o Governo Bolsonaro tem total disposição de trabalhar em  ampla sintonia com o Legislativo.

Vitor Hugo parabenizou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que fez, nesta quarta-feira, um trabalho "excepcional e muito ágil" para construir, em relação à calamidade pública, um texto que atende às necessidades do Governo e, ao mesmo tempo, possibilita que o Parlamento participe junto com o Executivo das ações contra o coronavírus, de forma transparente e integrada.

redacao@justicaemfoco.com.br