EXPRESSO

Aeroporto Lisboa: Centenas de brasileiros retidos em Portugal devido a voos cancelados

POR RTP | REDACAO@REVISTABRASILIA.COM.BR - 19/03/2020
 

Centenas de brasileiros a quem foram cancelados voos de regresso ao Brasil estão com dificuldades em encontrar solução para voltar a casa. Estes cidadãos não conseguem contactar a embaixada e pedem o repatriamento ao governo brasileiro.

Nota do Itamaraty 

Informamos que, para responder à situação criada pela pandemia do novo coronavírus, foi criado, no âmbito do Itamaraty, um Grupo Especial de Crise para assuntos consulares e migratórios (G-CON), para auxiliar os cidadãos brasileiros que se encontram impedidos de retornar ao Brasil. No momento, os esforços estão concentrados em gestões diplomáticas com autoridades nos diversos países, para abertura excepcional de espaços aéreos, e em entendimentos com companhias aéreas, para a realização de voos destinados a repatriar os brasileiros.

Consulados e Embaixadas do Brasil em todo o mundo permanecem à disposição para receber demandas dos brasileiros geradas por essa situação, sempre buscando prestar toda a assistência consular possível em cada caso concreto.

Recomenda-se a todos os cidadãos brasileiros no exterior que mantenham a serenidade e observem estritamente as medidas determinadas pelas autoridades locais, e que, se necessário, busquem contato direto com o Consulado ou Embaixada do Brasil responsável pela região onde se encontram.

Ressalta-se que nenhuma Embaixada ou Consulado brasileiros encontra-se fechado. No entanto, por conta das restrições impostas pelas autoridades locais, muitas vezes foi necessário adaptar o regime de trabalho, com horários especiais de atendimento ou teletrabalho, mas sempre com telefone e emails emergenciais à disposição.

Recomenda-se aos cidadãos brasileiros checar qual o regime de trabalho de cada repartição por meio da página de Embaixadas e Consulados na internet.

As páginas na internet de todos os Consulados do Brasil podem ser consultadas na seguinte seção do Portal Consular do Itamaraty: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/rede-consular

Os telefones do Grupo Especial de Crises COVID-19 são:

Américas: +55 (61) 98260-0610
Europa: +55 (61) 98260-0787
África e Oriente Médio: +55 (61) 98260-0568
Ásia e Oceania: +55 (61) 98260-0613