Geral

Primeiro voo da aeronave multimissão F-39E Gripen no espaço aéreo brasileiro

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica - quarta, 23 de setembro de 2020
 

A aeronave multimissão F-39E Gripen realizará o seu primeiro voo no espaço aéreo brasileiro. A aeronave tem previsão de decolar do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC), no dia 24 de setembro, dependendo de condições meteorológicas. O destino será o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). 

Essa é uma unidade de testes equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia. Por estar em fase de testes, sob coordenação da Saab, a operação do F-39E Gripen ocorrerá em ambientes controlados, para assegurar a máxima segurança do piloto e da máquina. 

O novo caça será empregado nas atividades de desenvolvimento conjunto que serão realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset).

Apresentação oficial - A apresentação oficial do F-39E Gripen tem previsão de ser realizada na cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro, na cidade de Brasília (DF). A previsão de entrega à FAB das primeiras aeronaves operacionais é para o final de 2021.