Educação

Educação Básica: a especialidade da Professora Izabel Lima Pessoa

Por Capitão Davi - quarta, 18 de novembro de 2020
 

Por Capitão Davi * 
Presidente da Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (ABEMIL)

Nomeada em agosto para atuar como Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a doutora e professora Izabel Lima Pessoa possui um extenso currículo que a qualifica para exercer esse cargo tão importante para o futuro da educação no Brasil.

Izabel Lima Pessoa é servidora de carreira da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desde 1990, atualmente trabalhava na área de formação de professores e se aposentou em março.

Em seu currículo publicado na Plataforma Lattes, Izabel Lima Pessoa é doutora em Política Social, mestre em Desenvolvimento Sustentável, especialista em Gestão de Políticas de Ciência e Tecnologia, e graduada em Letras.

Izabel substitui Ilona Becskehazy a quem o ministro da Educação Milton Ribeiro agradeceu pelos serviços prestados durante o exercício de suas funções que datam de abril deste ano. A reestruturação de cargos-chave no Ministério da Educação vem na esteira de uma priorização de setores cruciais da Educação de qualidade em moldes mais conservadores.

Especialmente no que se refere à Educação Básica, o Brasil vem melhorando seu desempenho, mas ainda há muito a ser feito. Isso é o que aponta o Relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, publicado em setembro deste ano. Os resultados mostram que o país alcançou um índice igual a 5,9 em relação aos anos iniciais do ensino fundamental superando a meta em 0,2 ponto. Os dados levam em consideração as redes pública e privada, sem a rede privada, a nota cai para 5,7.

O IDEB é medido numa escala que vai de 0 a 10 e a meta é alcançar o índice 6,0 correspondente ao dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mais precisamente, a meta do governo federal é de que a nota média da Educação no Brasil seja igual ou superior a 6, até 2022. Esse será o grande desafio de Izabel Lima Pessoa à frente da Secretaria de Educação Básica.

Outro grande ponto a ser superado é a questão da volta às aulas presenciais, pois em meio à pandemia do coronavírus, a Secretaria de Educação Básica (SEB) será determinante na elaboração das novas diretrizes que as escolas seguirão daqui para frente. Izabel deve articular ações em toda a rede de ensino público do país para adotar medidas de prevenção contra o coronavírus com foco no retorno escolar.

*Capitão Davi (R1)  é idealizador do 1° Simpósio Brasileiro de Escolas Cívico-Militares realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 09 de abril de 2019. Atual presidente da Associação Brasileira de Educação Cívico- Militar (ABEMIL).