Geral

Magistrados do Norte são condecorados com medalha da International Police Association

Por Ana Menezes | Edição Ronaldo Nóbrega - sábado, 21 de novembro de 2020
 

A Associação Internacional de Polícia (IPA – sigla em inglês referente International Police Association) no Brasil, presidida pelo Dr. Joel Zarpellon Mazo, seguindo todos os protocolos para evitar a propagação do COVID 19, homenageou na noite da última quinta-feira, (19.nov.2020), o desembargador do TRF1, Dr. Marcos Augusto de Souza, oriundo da Seção Judiciária do Amazonas, onde iniciou sua carreira na magistratura, e o juiz Dr. João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amapá, com a “Medalha Marechal Deodoro da Fonseca”, em evento em Brasília.   

A homenagem da entidade internacional de policiais, presente em cerca de 80 países e com cerca de 500 mil filiados, faz parte da solenidade anual alusiva à comemoração do aniversário da Proclamação da República no Brasil. O evento contou com a presença de diversas personalidades e autoridades dos poderes executivo legislativo e judiciário brasileiro.

A condecoração conferida aos magistrados é o reconhecimento por seus inestimáveis serviços prestados ao povo e ao Estado do Norte. Exemplo, a conduta do juiz federal da Seção Judiciária do Amapá, Dr. João Bosco Costa, titular da 2ª Vara Federal, sua eficiência (‘operosidade’) no exercício do cargo. Destaca a recente decisão que determinou o afastamento de diretores da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), para que não interfiram na apuração que busca os responsáveis pelo recente apagão sofrido pelo Estado do Amapá. Decisão que certamente contribui para manter a credibilidade da sociedade brasileira com o Poder Judiciário.

Estiveram prestigiando o evento, o presidente da ALACH (Academia Latino Americana de Ciências Humanas) Dr. Raul Canal e Dr. Carlos Araújo, Acadêmico da ALACH, ambos reconhecidos advogados da sociedade brasiliense que atuam nos tribunais superiores.