Educação

Com apoio da ABEMIL, Urucuia/MG tem primeira formatura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Por Ana Menezes | Fotos: Gean Lima. - segunda, 04 de janeiro de 2021
 

O prefeito de Urucuia (MG), Rutílio Eugênio Cavalcanti Filho (PMN), participou, em 23 de dezembro de 2020, da solenidade de formatura dos alunos do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), na Escola Municipal Cívico-Militar Professora Ana Amélia Macedo.

O prefeito destacou a importância desta formatura na Escola Municipal Cívico-Militar Professora Ana Amélia Macedo. “Antes de implementar o PECIM no município procurei primeiro conhecer a rotina das escolas de gestão compartilhada. Hoje, aqui em Urucuia, nossa primeira unidade já formando alunos. Para mim, isso é muito gratificante e muito bom ver que somos referência em Minas Gerais quando o assunto é Escola Municipal Cívico-Militar”.

A Escola Cívico-Militar é um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação de Urucuia e Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (ABEMIL) que promove a instalação de escolas Cívico-Militares pelo Brasil com foco em contribuir no aprendizado pedagógico dos estudantes – a entidade é presidida pelo Capitão Davi (Exército R1).

“O militar não tem nenhuma imposição em relação a parte pedagógica, essa parte pedagógica fica com os professores. Tanto que para um militar entrar em sala de aula pede autorização a autoridade que é o professor”, disse Capitão Davi.
 

Fomento às Escolas Cívico-Militares

O Capitão Davi foi um dos precursores das Escolas Cívico-Militares. Inclusive foi o capitão o responsável pelo “I Simpósio sobre Escolas Cívico-Militar”, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em abril de 2019, e reuniu mais de 500 pessoas - e que contou com a participação de figuras importantes do governo, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (RJ). Na ocasião foi lançada a “Frente Parlamentar em Apoio ao Ensino Militar no Brasil”, também articulada pelo Capitão Davi.

Além disso, o Capitão Davi viaja por todo o Brasil, ministrando palestras sobre a relevância do civismo, do patriotismo e da disciplina na formação dos jovens. Valores que foram perdidos ao longo dos anos, mas que podem ser resgatados com o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.


Para saber mais consulte: 

[email protected]

Telefone: (61) 3573-4462