OAB & CIA

Eleições OAB-DF: Campelo se compromete em retornar PAED criado por Esdras Dantas

[email protected] - quinta, 13 de maio de 2021
 

Brasília - Em 2007, o Programa de Assistência ao Estudante de Direito (Paed) foi criado na OAB-DF pelo professor Esdras Dantas. Mas, hoje, essa pauta é negligenciada na seccional. Exemplo disso foi o protesto realizado em 2013 por jovens na frente do Conselho Federal da OAB, o qual engendrou a instituição da repescagem na prova de ingresso na Ordem.

No cenário atual, não é novidade o grave impacto econômico causado pela pandemia que, por consequência, atinge os universitários. Segundo a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), a inadimplência aumentou até 75% em 2020 nessas instituições educacionais. Além disso, o curso de direito exige, para uma boa formação dos estudantes, livros com preço alto, que precisam sempre de atualização; entretanto, o isolamento social dificultou o acesso à bibliotecas, principalmente em universidades públicas. Vale ressaltar, também, que, desde o ano passado, o exame para ingressar na OAB não aconteceu, desamparando muitos estudantes os quais poderiam estar exercendo a advocacia.

Ademais, auxiliar a formação de estudantes de direito significa melhorar a qualidade do serviço jurídico no Brasil. Trata-se, portanto, de um interesse da sociedade brasileira. Rafael Cortopassi, estudante de direito em Brasília, conversando com o Justiça em Foco, diz: “O ensino da faculdade é o básico para começar a entender o direito. Para entrar no mundo jurídico, seja no serviço privado ou no público, é necessária mais formação, muito mais.” E acrescenta: “Gasto com mensalidade, com cursos e, por melhor que seja a biblioteca de onde estudo, preciso ter o Vade Mecum.”

Eleições OAB-DF

Sensível a essa questão, o pré-candidato à presidência da OAB, Guilherme Campelo, é defensor do auxílio aos jovens. Ele lembra: “Nas eleições de 2009 da OAB/DF, ainda Bacharel em Direito, participei, como apoiador, na chapa “Ordem na Casa”, do então Candidato à Presidência da OAB/DF, o doutor Esdras Dantas (atualmente presidente da Associação Brasileira de Advogados, ABAs), e seu Vice, Severino Cajazeiras. Naquela oportunidade, ajudei, com os demais colegas, na elaboração do PAED – Programa de Apoio ao Estudante de Direito, programa já instituído pelo Professor Esdras Dantas em 2007.” Se eleito, Guilherme restituirá, com urgência, o PAED com o intuito de ajudar a juventude e melhorar o judiciário brasileiro.