ENTREVISTA E DEBATE

Mobilizados, pré-candidatos à presidência da OAB-DF podem se unir

redacao@justicaemfoco.com.br - 27/05/2021
 

Os pré-candidatos à presidência da OAB-DF, Guilherme Campelo e Patrícia Garrote, tiveram um encontro nesta quinta-feira, 27 de maio. Campelo expôs suas propostas de transparência, defesa das prerrogativas, apartidarismo, assistência médica dos advogados, solicitude com os jovens e estudantes de direito, enfim inovação e progresso na seccional. Por sua vez, Garrote animou-se com tais pautas e reafirmou a importância de colocar mais mulheres na chapa que o exigido pela OAB, questão também abordada por Guilherme outrora.

Patrícia Garrote é advogada especialista em Direito Civil e Direito de Família e Sucessões. Ademais, é professora, palestrante, mestre em PNL, e autora do livro "A Fórmula do Sucesso na Advocacia: como montar e manter seu escritório funcionando".

Guilherme Campelo é advogado, pós-graduado em Direito Tributário pela Anhanguera, com curso de administração jurídica pela FGV, membro da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da OAB-DF (gestão 2016-2018), e atua principalmente junto ao STF, STJ e TCU.

Guilherme é afirmativo em dizer que a definição das chapas precisa ser acelerada, e tanto ele como Patrícia consideram alianças. Em seu perfil no Instagram, ele postou uma foto com a colega, a qual respondeu: “Juntos somos melhores, somos mais fortes, somos um só.”

Ambos os advogados nunca concorreram à presidência e fomentam esperança de uma gestão inovadora na seccional. Em contrapartida, os seus concorrentes já são ‘figurinhas carimbadas’ no processo eleitoral da OAB-DF e distam de uma proposta de ‘oxigenação’ da entidade.

Exemplo disso é, a paridade de Campelo em diminuir a três anos o tempo mínimo de experiência exigido para um advogado ocupar um cargo nas chapas que disputam a diretoria da entidade ou ainda tenham a liberdade de concorrer ao cargo de conselheiro da Ordem nas seccionais.

Ademais, o advogado deseja que sua presidência contribua não só no Distrito Federal, mas também influencie melhorias em toda a Ordem brasileira. Dessa forma, o engajamento de Guilherme estende-se por toda a classe  profissional.

Pré-campanha avança 

O Justiça Em Foco informou-se quanto Campelo já conquistou 3 presidentes de subseções e 4 presidentes de comissões, os quais, em breve, anunciarão seu apoio. Isso é reflexo de sua postura atenta às dificuldades dos colegas, explícito no ofício (negligenciado pelos destinatários) que enviou a atual presidência da seccional pedindo mais auxílio aos advogados prejudicados financeiramente pela pandemia.