Poder Judiciário

TRT adota tradutor VLibras como ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva

Da Redação com informações do TRT da 19ª Região (AL). - terça, 08 de junho de 2021
 

- O tradutor VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e a Universidade Federal da Paraíba.-
- Software permite, em tempo real, a tradução dos conteúdos de textos publicados no Portal para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).-
O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) adotou o tradutor VLibras como ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. O software permite, em tempo real, a tradução dos conteúdos de textos publicados no Portal para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para acionar o recurso no site do TRT-19, o usuário deve clicar sobre o ícone das mãos na margem esquerda da página, selecionar o texto que deseja traduzir e aguardar a tradução.

O tradutor VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Para começar a usar, é preciso baixar e instalar o sistema no computador, smartphone ou tablet. Ele está disponível para Windows, Linux, Andoid e IOS e também possui extensão para os navegadores Chrome, Firefox e Safari.

CLIQUE AQUI - Para Download e o Manual de instalação VLibras