OAB & CIA

ANAFE fecha lista com quatro indicações para sucessor de Mendonça na AGU

[email protected] | ANAFE. - domingo, 25 de julho de 2021
 

A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) encerrou na noite de (22/7/2021), a eleição para a seleção dos quatro nomes que serão indicados como sucessores de André Mendonça. Diferentemente de outras listas, a Anafe conta com uma indicação para cada carreira. São elas: o Advogado da União Ricardo Wey Rodrigues; o Procurador da Fazenda Nacional Aldemario Araujo Castro; o Procurador do Banco Central Lademir Gomes da Rocha; e o Procurador Federal Marcelo de Siqueira Freitas, que obtiveram mais votos nas respectivas carreiras.

“Os nomes selecionados representam o espírito inclusivo da associação, que atua em defesa de toda a advocacia pública federal e serviços públicos voltados a atender aos interesses da população. Sabemos que está em curso uma contrarreforma administrativa e reforçamos nosso compromisso com os associados e como a sociedade, conscientes de que a advocacia pública é uma peça importante para o bom funcionamento do sistema de freios e contrapesos no Brasil”, afirma Lademir Rocha, presidente da ANAFE.

Os quatro nomes indicados para o cargo de novo advogado-geral da União serão encaminhados na próxima semana para o presidente da república.

SOBRE OS INDICADOS

Ricardo Wey Rodrigues, 39 anos, é Advogado da União desde 2013, graduado em Direito pela UFRGS e mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Na AGU, foi Coordenador Regional de Execuções Definitivas e Conciliação da PRU da 1ª Região e Gestor do projeto vencedor do Prêmio PGU Inovação de 2014. Foi condecorado com a Medalha Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil em 2015. Atualmente, é Diretor Financeiro da Anafe.

Aldemario Araujo Castro, 55 anos, é Procurador da Fazenda Nacional desde 1993 e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como Advogado-Geral da União Interino, Procurador-Geral Adjunto da Fazenda Nacional, Coordenador-Geral da Dívida Ativa da União da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional do Ministério da Fazenda, entre outros cargos. Foi representante da carreira de Procurador da Fazenda Nacional junto ao Conselho Superior da AGU e Conselheiro Federal da OAB. Autor de livros e professor de cursos de graduação e pós-graduacão em Direito.

Lademir Gomes da Rocha, 53 anos, é Procurador do Banco Central desde 1993, Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS. Foi Subprocurador-Regional e Procurador Regional junto à Procuradoria-Regional do Banco Central no RS e atuou como conselheiro na primeira gestão do Conselho Curador dos Honorários Advocatícios (CCHA). Foi professor em cursos de pós-graduação em Direito, Regulação e Finanças e membro do Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral do Banco Central. Atualmente, é Presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE).

Marcelo de Siqueira Freitas, 43 anos, é Procurador Federal desde 2000, atuou na Procuradoria do INSS, foi Consultor da União da Advocacia-Geral da União e, ainda, Subprocurador-Geral Federal e Procurador-Geral Federal. Ocupou também os cargos de Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República e Diretor das Áreas Jurídica e de Integridade, Controladoria e Gestão de Riscos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Atualmente, é Chefe da Assessoria Especial do Ministério da Economia.

Abaixo, a lista dos cinco mais votados pelos associados da ANAFE, divididos por carreira:

ADVOGADO DA UNIÃO:

1. RICARDO WEY RODRIGUES
2. VANESSA AFFONSO ROCHA
3. ROMMEL MADEIRO DE MACEDO CARNEIRO
4. ADRIANA AGHINONI FANTIN
5. CYNTHIA PEREIRA DE ARAUJO

PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL:

1. ALDEMARIO ARAUJO CASTRO
2. DANIEL TELLES DE MENEZES
3. PAULO RENATO GONZÁLEZ NARDELLI
4. ADRIANA REIS ALBUQUERQUE DE MENEZES
5. GUILHERME LAZAROTTI DE OLIVEIRA

PROCURADOR DO BANCO CENTRAL:

1. LADEMIR GOMES DA ROCHA
2. PABLO BEZERRA LUCIANO
3. TANIA NIGRI
4. LEANDRO SARAI
5. ERASTO VILLA VERDE DE CARVALHO FILHO

PROCURADOR FEDERAL:
1. MARCELO DE SIQUEIRA FREITAS
2. PATRÍCIA ROSSATO NUNES
3. LUCIANA HOFF
4. RENATO RODRIGUES VIEIRA
5. BRUNO BIANCO LEAL