ENTREVISTA E DEBATE

Guilherme Campelo pretende retomar prêmio Maurício Côrrea na OAB-DF

artigos@justicaemfoco.com.br | - 06/08/2021
 

Pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), o advogado Guilherme Campelo se reuniu com o Dr. Jorge Hélio Chaves de Oliveira, ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e renomado professor na área jurídica.

Durante audiência que ocorreu na última semana, eles debateram sobre o futuro da advocacia na OAB-DF. Campelo questionou o emérito professor sobre a viabilidade de retomar o prêmio Maurício Corrêa de Direitos Humanos. A ideia, segundo Campelo, surgiu como “uma forma de resgatar o interesse de jovens advogados pelas conquistas obtidas em um passado não tão distante”.

Prontamente, o professor Jorge Hélio, que leciona Direito há mais de 30 anos, destacou a importância do incentivo à escrita e ao aprimoramento constante da carreira advocatícia. Mestre em Direito Constitucional, Dr. Jorge Hélio tem um currículo invejável, destacando-se como conselheiro do CNJ e desempenhando diversos papéis na OAB do Ceará.

Com essa expertise, o Dr. Jorge Hélio afirmou que o prêmio Maurício Corrêa é um patrimônio cultural da OAB-DF e nunca deveria ter sido interrompido. Guilherme Campelo pretende instituir o Prêmio tal qual ele foi concebido. Isto é, premiar advogados e estudantes de direito em um concurso de artigos científicos.

Esse concurso foi criado para homenagear o ex-presidente Maurício Corrêa que foi um defensor dos advogados, da OAB e da sociedade civil durante o período do Regime Militar. Para Campelo, esse prêmio visa relembrar a conduta histórica da OAB-DF no compromisso com a democracia e estimula advogados e estudantes a produzir trabalhos que demostrem a relevância do Direito na nossa sociedade. “O Prêmio Maurício Corrêa se torna especialmente relevante em uma conjuntura de exceção como a pandemia da COVID-19”, frisa o pré-candidato à Presidência da OAB-DF. Guilherme Campelo almeja premiar os vencedores com cursos e bolsas de estudo que serão ofertados pela Escola Superior de Advocacia (ESA), outra iniciativa que Campelo busca retomar na OAB-DF.