Poder Legislativo

Baleia Rossi critica reforma tributária

[email protected] (Foto: GUSTAVO LIMA) - quinta, 26 de agosto de 2021
 

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) comemorou em rede social ter barrado a antirreforma tributária. Segundo ele, a maior tributação “é ruim pro agro brasileiro, pra indústria brasileira, pros profissionais liberais; é ruim para quem gera emprego; portanto, é ruim para o trabalhador.”

O termo “antirreforma” é utilizado por quem considera a proposta de reforma tributária (PEC n°110/2019) sem unificação entre municípios, estados e a União, além de muito restrita. Assim, sem abranger estruturalmente a cobrança de impostos no Brasil, seria praticamente uma oposição aos objetivos de uma medida econômica nesse sentido. 

Paulo Guedes (ministro da economia), nesta sexta-feira 20/8, em sessão temática do Senado Federal sobre o assunto, conclamou os estados para buscarem um acordo, com “homogeneização” do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), propondo o acoplamento à Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS) – a primeira fase da reforma proposta pelo governo federal, o que resultaria no surgimento do “IVA (Imposto sobre Valor Agregado) Dual”.

Baleia Rossi, em sua conta no Twitter, critica fortemente a atuação de Paulo Guedes na pauta e protesta: “Contra aumento de imposto. Por mais investimentos, emprego e renda.”