Eventos e Cursos

Evento discute papel do professor na recuperação da aprendizagem em meio à pandemia

[email protected] - segunda, 11 de outubro de 2021
 

Por Ronaldo Nóbrega | CEO Editor Justiça Em Foco

Em celebração ao Dia Mundial do Professor, o Instituto Nelson Wilians, a UNESCO no Brasil, e a Folha de S.Paulo, realizam, na quinta-feira (14/10), a partir das 10h, o webinar “Desafios da carreira docente: professores no centro da resposta à Educação”. O evento visa a discutir ações conjuntas que contribuam para a redução das desigualdades e a promoção da educação.
 
O foco principal do webinar é o processo de recuperação da aprendizagem, prejudicada em virtude da pandemia da Covid-19. Também serão abordadas quais medidas devem ser tomadas para garantir que os docentes desenvolvam todo o seu potencial, com a finalidade de desempenhar o papel que se espera deles na questão do deficit pedagógico, bem como no cumprimento da meta de educação global para 2030, estipulada pela ONU em 2015. Na ocasião, foram definidos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O quarto ODS prevê: “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
 
O seminário contará com a participação da diretora-presidente e fundadora do Instituto Nelson Wilians, Anne Wilians; da diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto; da professora universitária e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Claudia Costin; da doutora em psicologia pela Universidade de Paris VII, Bernardete Gatti; da professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Gina Vieira; e da professora e coordenadora dos programas Ciências na Escola e Elas nas Ciências na Bahia, Shirley Costa.
 
O Dia Mundial do Professor foi instituído pela UNESCO, pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e por outros parceiros, em 5 de outubro de 1994, para comemorar o aniversário da aprovação da Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores. Essa recomendação define os direitos e as responsabilidades dos professores, bem como os padrões para: formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional, treinamento, emprego e condições de ensino e aprendizagem.

A transmissão será realizada pelo canal da UNESCO no Brasil no YouTube.

Acompanhe: https://www.youtube.com/user/unescoPortuguese