Poder Judiciário

Judiciário de Mato Grosso lança Campanha Estadual de Conciliação

[email protected] - quarta, 12 de janeiro de 2022
 

Uma Campanha Estadual de Conciliação marcará o início das atividades do Poder Judiciário de Mato Grosso voltadas à expansão da cultura de paz e da mediação no ano de 2022. A ação é desenvolvida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e visa incentivar a população a resolver conflitos de maneira simples e acessível.

A divulgação da iniciativa será feita pelas redes sociais e outdoors. As artes da campanha começam a circular  terça-feira (11.jan.2022). Para participar o cidadão ou cidadã deve acessar o Portal do Nupemec https://portalnupemec.tjmt.jus.br/ e abrir uma solicitação. O Judiciário irá marcar uma audiência de conciliação ou mediação após convidar os demais envolvidos no conflito. Nesse encontro as partes irão conversar e serem auxiliadas por um mediador, mediadora ou conciliador, conciliadora na elaboração da solução mais satisfatória para todos os interessados.

"A forte atuação do Poder Judiciário na divulgação da conciliação como ferramenta disponível aos cidadãos para solução dos conflitos permitirá a ampliação do diálogo e a construção de soluções pacificadoras nos casos em que os interesses podem ser negociados", afirma a juíza coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim.

Várias situações podem ser resolvidas por meio de acordo como: pensão alimentícia; guarda dos filhos; divórcio; partilha de bens; acidentes de trânsito; dívidas em bancos; danos materiais e morais; questões que envolvam comércio, relação de consumo, vizinhança e outras que dizem respeito aos interesses disponíveis ou indisponíveis transacionáveis.