Poder Judiciário

Iniciativas do TRE-BA transmitem a sensação de segurança quanto à realização do pleito, diz General Guedon

[email protected] | TRE-BA | Pedro Sampaio | - quarta, 22 de junho de 2022
 

Na última segunda-feira (20.junho.2022), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, recebeu a visita institucional do comandante da 6ª Região, general de divisão Marcelo Arantes Guedon. Integraram a comitiva, o major Fernandez e o subtenente Rocha Martins. 

O momento foi oportuno para apresentar os projetos implementados pelo Eleitoral baiano e tratar do fortalecimento da parceria entre ambas as instituições, tendo em vista as Eleições Gerais deste ano.

Na esteira de projetos destacados, criados para aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade, o “TRE-BA em Todo Lugar - Até na palma da mão”, cujo objetivo foi disponibilizar os serviços do TRE-BA para os eleitores baianos, através do aplicativo de mensagens WhatsApp. O presidente também levou os visitantes ao Núcleo de Apoio Virtual aos Eleitores, o NAVE, central telefônica que conta com, entre outros recursos, o de atendimento por meio da Língua Brasileira de Sinais.

O gestor do Eleitoral baiano fez questão de reforçar que “a Justiça Eleitoral tem como marca a efetividade”, rememorando a parceria assinada com o WhatsApp no mês de março para espalhar democracia. “Espalhamos democracia ao colocar os nossos serviços na palma da mão do eleitor. Isso foi possível por meio das ações do “TRE em Todo Lugar”, com uso do chatbot Maia e com os serviços do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE)”, destacou o presidente Roberto Frank.

Encantado com os projetos apresentados, o general Guedon parabenizou o presidente do TRE-BA e afirmou: “tais iniciativas transmitem a sensação de segurança quanto à realização do pleito. A Bahia dá o exemplo nesta parceria. Nas últimas eleições, vimos como a JE é uma instituição consolidada e como os juízes eleitorais são seguros em suas atuações”, disse o general.

Os representantes das Forças Armadas reforçaram o apoio ao TRE-BA no que diz respeito à garantia da segurança durante o processo eleitoral. Historicamente, a Justiça Eleitoral conta com o apoio logístico dos militares para o transporte de material, de urnas e de pessoas aos locais de difícil acesso, além do auxílio em segurança e na manutenção da ordem pública em áreas específicas durante o pleito.