ENTREVISTA E DEBATE

IAB manifesta solidariedade ao advogado Cristiano Zanin Martins

IAB | redacao@justicaemfoco.com.br ( Foto: Divulgação) - 16/01/2023
 

CEO Editor Ronaldo Nóbrega | Justiça em Foco

Em nota divulgada nesta quarta-feira (11.JAN.2023), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) se solidariza com o o advogado Cristiano Zanin Martins, abordado e agredido verbalmente no banheiro público do Aeroporto de Brasília. “Atitudes dessa natureza são inadmissíveis sob quaisquer aspectos e espelham a rotina de violência que vem acometendo o País, motivada por ação política decorrente do estado de intolerância e do absurdo desnivelamento cívico de parcela da população brasileira, que dialoga com o fascismo”, afirma o texto, assinado pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches.

Para o Instituto, assim como foram inaceitáveis os atos do último dia 8 de janeiro, “no mesmo sentido é inconcebível a violência sofrida por nosso confrade, o que denota haver ainda em curso claro propósito de enfraquecimento de nossas instituições”. Cristiano Zanin é membro efetivo do IAB e faz parte da Comissão de Direito Penal. “Os associados do IAB, a sociedade civil democrática e a advocacia não se curvarão e não aceitarão atos de violência e intimidação, seja de quem for, e qualquer um que os venha a incentivar deverá ser severamente punido, de acordo com a Constituição e as leis vigentes no País”, conclui a nota.

Leia a nota do IAB na íntegra:

Nota de solidariedade do IAB ao confrade Cristiano Zanin Martins

Vimos a público nos solidarizar com nosso confrade Cristiano Zanin Martins, que foi agressiva e covardemente abordado no banheiro público do Aeroporto de Brasília por indivíduo que assacou insultos, xingamentos, intimidações e ameaças pessoais e à sua atuação como advogado.

Atitudes dessa natureza são inadmissíveis sob quaisquer aspectos e espelham a rotina de violência que vem acometendo o País, motivada por ação política decorrente do estado de intolerância e do absurdo desnivelamento cívico de parcela da população brasileira, que dialoga com o fascismo.

A Constituição brasileira protege a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político como princípios fundamentais da República; sendo assegurado a todos os brasileiros o direito político de expressar suas opções e o direito ao livre e pacífico exercício de suas atividades profissionais.

Como foram inaceitáveis os atos do último dia 8 de janeiro, no mesmo sentido é inconcebível a violência sofrida por nosso confrade, o que denota haver ainda em curso claro propósito de enfraquecimento de nossas instituições.

Esses dois episódios são motivos para alertar acerca do perigo de uma escalada de banalização da violência e dos constantes ataques à nossa democracia. Não se podem incentivar práticas de ódio nem a perseguição às pessoas de pensamento político divergente, sob pena de termos pela frente um palco de derramamento de sangue e mais violência no País.

É dever das autoridades identificar urgentemente o agressor, a fim de punir, responsabilizar e evitar a repetição de tais atos intimidatórios, que, quando direcionados a um advogado, têm por finalidade atingir toda a advocacia e o seu papel constitucional de defesa da cidadania, do amplo direito de defesa, dos primados republicanos e do Estado Democrático de Direito.

Os associados do IAB, a sociedade civil democrática e a advocacia não se curvarão e não aceitarão atos de violência e intimidação, seja de quem for, e qualquer um que os venha a incentivar deverá ser severamente punido, de acordo com a Constituição e as leis vigentes no País. Manifestamos nossa irrestrita e intransigível solidariedade ao combativo, brilhante advogado e confrade do IAB Cristiano Zanin Martins.

Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023.

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS

Sydney Sanches

Presidente