- Projeto Rondon: 12 municípios pernambucanos devem receber cerca de mil oficinas. Cada município receberá 20 integrantes de duas Instituições de Ensino Superior.-
O Ministério da Defesa (MD) iniciará a 94ª Operação do Projeto Rondon, no estado de Pernambuco, nesta quarta (3). A nova fase do projeto, denominada Operação Velho Chico, beneficiará 12 municípios com ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento sustentável. A operação contará com a participação de 252 "rondonistas", assim chamados os professores e estudantes universitários voluntários, que poderão realizar aproximadamente mil oficinas diferentes. A atividade segue até o dia 20 de julho.
A ação contemplará os municípios de Afrânio, Araripina, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Terra Nova e Trindade. Cada município receberá 20 integrantes de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo dois professores e oito alunos por IES, para atividades que abrangem diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, direitos humanos, justiça, comunicação, trabalho, tecnologia e produção.
Participam da ação, 24 Instituições de Ensino Superior (IES) de dez estados brasileiros. Em Pernambuco, o projeto já realizou três operações: Rei do Baião, em 2010; Canudos, em 2013; e Guararapes, em 2014.
Projeto Rondon – O Projeto Rondon é uma ação social, interministerial, de relevância nacional, coordenada pelo Ministério da Defesa, que possui a missão de realizar atividades, com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades contempladas, o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida, e, ao mesmo tempo, fortalecer a cidadania, a liderança e os valores humanitários dos estudantes universitários para promover ações transformadoras a todos os envolvidos na operação, contribuindo para o fortalecimento da Soberania Nacional.
Desde 2005, o Projeto Rondon realizou 93 operações, beneficiando um total de 1.368 municípios, com cerca de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais.
Informações sobre os horários e oficinas poderão ser obtidas com as equipes de "rondonistas" e nas prefeituras dos municípios participantes. Confira algumas das oficinas que serão ofertadas: Manutenção e atualização de computadores, Inclusão Digital, Marketing digital no empreendedorismo, Produção agroecológica de horta, Educação financeira familiar, Oficina de prevenção em saúde bucal para crianças, Oficina de utilização de recursos tecnológicos, Oficina de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, Acesso à educação e saúde de qualidade, Beleza e esmalteria.
Com Ascom MD.