No Piauí e em Goiás, advogada especialista e com vivência no tema orienta produtores rurais e empresários para a importância da advocacia preventiva e do conhecimento de regulamentações legais para evitar transtornos.
A imagem do advogado vista como “opção” no momento de transtornos está com os dias contados: a advogada Nayara Marcato Sanders(foto) assumiu como propósito defender e enaltecer a importância da advocacia preventiva como ferramenta de suporte para evitar litígios trabalhistas, prejuízos e transtornos em vários segmentos.
Entre eles, o principal defendido pela advogada tem foco no agronegócio. É preciso muito planejamento e prevenção para se evitar crises num setor tão pujante. Em uma palestra recente realizada na cidade de Floriano/Piauí, durante o 1º Agro Conecta Piauí, a profissional explicou que o produtor rural precisa de informações que evitem o passivo trabalhista, tanto como forma de proteção de patrimônio como da rentabilidade dos negócios. ”Nosso principal objetivo é apoiar o agronegócio e os empresários, garantindo que suas atividades fluam de maneira eficiente, promovendo boa governança e bem-estar do trabalhador. Prevenir litígios é sempre o melhor caminho para um crescimento sustentável e harmonioso”, ela ressaltou
Em seguida, foi a vez de Goiás receber a advogada para um debate que ocorreu durante o 1º Congresso de Direito Condominial de Caldas Novas/GO, discutindo "Responsabilidade Trabalhista em Condomínios". Na ocasião, a advogada norteou os empresários focados em condomínios da região, movimentada pelo segmento do Turismo, que o direito trabalhista regulamenta a contratação e gestão de funcionários, sendo importante que o empresário esteja atento se as regras estão sendo cumpridas pelo contratado. Ela salienta que uma das principais causas de ações trabalhistas dizem respeito a incidentes por ausência de uso e fornecimento de EPIs - Equipamentos de Proteção individual -, registro de emprego e formalização do contrato de trabalho.
"Cada passo do contrato de trabalho deve ser rigorosamente documentado, garantindo conformidade legal e satisfação do trabalhador rural. A assessoria jurídica preventiva protege o produtor de autuações e mantém o empregado seguro e satisfeito, promovendo um ambiente de trabalho estável e produtivo."
PRÓXIMA OCASIÃO
Em outubro, a advogada Nayara Marcato Sanders estará presente pela sua advocacia no Congresso Nacional das Mulheres do Agro - CNMA 2024, abordando a Advocacia Preventiva Trabalhista para as mulheres do agronegócio de todo Brasil. Na oportunidade também estará junto e representará o Movimento Mulheres de Fibra no stand do Itaú BBA.
SOBRE NAYARA
Nayara Marcato é advogada sócia-proprietária na Marcato Sanders Sociedade Individual de Advocacia, especialista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Direito Empresarial com foco na prática trabalhista urbana e rural e, também, pós-graduanda em Direito do Agronegócio pela ABRADA. É membro das Comissões de Direito do Agronegócio e de Direito do Trabalho, ambas da OAB-DF. Faz parte do Movimento Mulheres de Fibra (@asmulheresdefibra). Direciona seus estudos no agronegócio para temas relacionados à advocacia preventiva, assessorando empresários urbanos e rurais interna e administrativamente, com a finalidade de mitigar passivo judicial e aumentar resultados. Instagram @advnayaramarcatos.