14 de May de 2023

Expo Santa Rita

O Dr. Tulio Bandeira, advogado especializado no setor agropecuário, participou da 29ª edição da Expo Santa Rita, a maior feira agropecuária do interior do Paraguai. Como representante da Câmara Internacional de Negócios Multipaíses (CINEM), o advogado teve a chance de conversar com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, e vários empresários do setor. Durante essas conversas, destacou-se a importância do Brasil e do Paraguai nas ações de segurança alimentar mundial.

A Expo Santa Rita é uma feira agroindustrial e empresarial crucial no interior do Paraguai, com 13 hectares de espaço para exposição de produtos dos setores agrícola, pecuário, maquinário, tecnológico, financeiro, comércio e serviços. Com uma estimativa de mais de meio milhão de visitantes, é uma oportunidade única para que empresas e profissionais do setor possam se conectar, fazer negócios e trocar conhecimentos.

Ronaldo Nóbrega, colunista do "Poder em Foco", experiência de mais de 25 anos como jornalista e memorialista. Em sua trajetória profissional, atuou como consultor no TSE por 12 anos, representando um partido político. Entre suas contribuições, destaca-se a Consulta 1.185/2005, que questionou a aplicabilidade da Regra da Verticalização. Esse questionamento iniciou um intenso debate entre o Judiciário e o Congresso Nacional, culminando na Emenda Constitucional nº 52/2006. A emenda proporcionou maior autonomia aos partidos políticos ao eliminar a obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas. Sua influência nesse debate é reconhecida e mencionada na 27ª edição da obra "Direito Constitucional Esquematizado", escrita por Pedro Lenza e publicada pela Editora Saraiva em 2023.