EXPRESSO

SBMN representa o setor de medicina nuclear em reunião com o Gabinete de Segurança Institucional

Da redação com informações do SBMN. - 22/02/2023
 

CEO Editor Ronaldo Nóbrega | Justiça em Foco

Entidade esteve presente em Brasília, junto com outras instituições, discutindo temas referentes ao setor nuclear

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, promoveu na última semana uma reunião com entes representativos do setor nuclear brasileiro e membros da iniciativa privada para discutir temas referentes ao setor nuclear brasileiro. A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) foi representada no encontro pelo presidente da entidade, Dr. Rafael Lopes e pela segunda tesoureira, Dra, Adelina Sanches.

Representantes da área de medicina nuclear, energia nuclear, insumos radioativos, entre outros, foram chamados para discutir, entre outros assuntos, como aproximar da população a área nuclear. “Segundo uma pesquisa realizada pelo governo federal com aproximadamente quatro mil pessoas, cerca de metade da população brasileira tem algum tipo de medo de radiação, seja na área da saúde ou da energia. Isso demonstra a importância de se falar mais sobre o assunto, fazendo chegar às pessoas informações mais esclarecedoras sobre nossa área de atuação”, afirma o Dr. Rafael Lopes.

O presidente da SBMN reforça as diversas aplicabilidades que a tecnologia nuclear pode ter e que são extremamente positivas para a sociedade: “Precisamos falar, informar, desmistificar e conscientizar a população sobre os diversos benefícios das tecnologias nucleares. Além de uma energia limpa, existem outros usos cotidianos, que muitos desconhecem, como a irradiação de alimentos, aumentando a durabilidade, assim como de obras de arte, ajudando na preservação e, claro, na Medicina Nuclear, auxiliando em diagnósticos mais precisos e terapias mais específicas e individualizadas”.

Sobre a oportunidade de representar a medicina nuclear em uma reunião com o governo federal, Dr. Rafael Lopes afirma: “A comunidade da medicina nuclear fica muito feliz com o espaço concedido pelo governo para que possamos falar sobre o tema, desmistificar a medicina nuclear para a população infanto-juvenil e adulta e, assim, tenhamos menos receios e mais adesões e o aumento no uso da tecnologia nuclear”, exalta a diretora da SBMN, Dra. Adelina Sanches.

Sobre a SBMN

Fundada em 14 de setembro de 1961, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) tem o objetivo de integrar, promover e estimular o progresso da Medicina Nuclear no Brasil. Constituída por médicos especialistas e outros profissionais de áreas correlatadas, como tecnólogos, biólogos, físicos e químicos, a Sociedade tem a missão de trazer inovação, conquista e aperfeiçoamento da área para a saúde brasileira, tornando-se referência nacional e internacional na representatividade da Medicina Nuclear.