
Informe JF é uma coluna do portal Justiça em Foco assinada por Ronaldo Nóbrega, jornalista, memorialista e ex-consulente do Tribunal Superior Eleitoral. Autor da Consulta nº 1.185, que deu origem à Emenda Constitucional nº 52/2006 e assegurou a autonomia partidária no Brasil.
A solenidade de abertura do XXV Congresso Brasileiro da Magistratura, em Foz do Iguaçu (PR), reuniu integrantesdo Judiciário brasileiro e autoridades de cinco países. O presidente da APAMAGIS - Associação Paulista Magistrados, Thiago Massad, subiu ao palco ao lado dos presidentes das 39 associações filiadas à AMB e de representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Portugal, reforçando o protagonismo paulista no maior evento da magistratura nacional.
A mesa de abertura contou com a presença do ministro Joel Ilan Paciornik (STJ), da ministra Morgana Richa (TST), da presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, do presidente da UIJLP e secretário da AMB, Geraldo Dutra de Andrade Neto, além do governador do Paraná, Ratinho Júnior, do prefeito de Foz do Iguaçu, general Joaquim Silva e Luna, e do diretor jurídico da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Delazari.
O evento marcou a abertura oficial do congresso, que reúne mais de dois mil magistrados em torno do tema “Magistratura em Transformação: Inovação, Sustentabilidade e Justiça”. Ao final da cerimônia, foram entregues os Colares de Mérito Francisco de Paula Xavier Neto a magistrados e autoridades, em reconhecimento às contribuições à Justiça brasileira.
A presença de Thiago Massad no palco principal reforçou o papel da Apamagis como voz influente da magistratura paulista e nacional, num congresso que reafirma a força e a unidade da categoria.
