No próximo dia 26 de setembro (às 9h), o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, será o cenário de um evento de destaque nos campos dos direitos humanos e da igualdade de gênero. Este evento celebrará o lançamento do livro Vulnerabilidades e Direitos: A Perspectiva da Realidade nos Debates de Direitos Humanos, uma obra dedicada à ilustre Ministra Rosa Weber.
O livro é uma notável iniciativa da Dra. Amini Haddad Campos, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, que desempenha a função de Juíza Auxiliar da eminente Ministra Rosa Weber na Presidência do Conselho Nacional de Justiça.
Organizadora
Juíza de Direito-TJ/MT e Professora Efetiva da FD-UFMT, em ambos aprovada por concurso público nacional de provas e títulos. Coordenadora do Núcleo de Estudos Científicos sobre as Vulnerabilidades - NEVU/FDUFMT. Doutora em Direito (Processo Civil - Efetividade do Direito), pela PUC-SP (avaliação máxima: 10). Doutora em Direito (Multiculturalismo, Direitos Humanos e Violência de Gênero contra as Mulheres) pela Universidad Católica de Santa Fe (nota destacada: 10, sobresaliente). Mestre em Direito Constitucional pela PUC-RJ, com distinção. Graduada e laureada pela Universidade Federal de Mato Grosso, com a 1a média geral de toda a universidade. Pós-doutoramento pela Universidad Salamanca-ES (Derechos Humanos Sociales). Detém estágio e extensão no International Judicial Training Program in Judicial Administration - University of Georgia, Athens-USA, bem como intercâmbio judicial no Canadá e na Argentina (Mendoza). Membro da International Association of Women Judges-IAWJ, da Academia Mato-Grossense de Letras (cadeira 39), da Academia de Magistrados, da Academia Internacional de Cultura, da Academia Mato-grossense de Direito e, nesta, é a atual Presidente. Professora de Cursos de Pós-Graduação em várias instituições. Professora Pesquisadora Sênior do Observatório à Participação da Mulher na Política da Câmara Federal - Brasil.
Ministro Barroso
Na próxima quinta-feira, 28 de setembro, o Ministro Luís Roberto Barroso assumirá a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), sucedendo à Ministra Rosa Weber. Barroso liderará a Corte pelos próximos dois anos, enquanto a Ministra completará 75 anos em 2 de outubro, data em que se aposentará compulsoriamente. Este período marca uma transição significativa na mais alta instância judicial do país.