MAIS RECENTES
 

Prêmio

Prêmio Nacional Justiça em Foco homenageia Maria José Gomes de Souza com o Troféu Deusa da Justiça

Copyright Phillipe Rocha
Imagem do Post
Da Redação.
Ouça este conteúdo
1x

A advogada Maria José Gomes de Souza foi homenageada com o Prêmio Nacional Justiça em Foco, concedido a personalidades cuja trajetória apresenta contribuição relevante para o fortalecimento das instituições jurídicas brasileiras.

Maria José ingressou, aos 18 anos, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, em 1950, formando-se em 1954. Sua atuação profissional se desenvolveu em um contexto histórico no qual a presença feminina na advocacia era limitada, circunstância que confere relevância objetiva à sua trajetória acadêmica e profissional.

De acordo com a organização da premiação, o Prêmio Justiça em Foco tem a honra de entregar o Troféu Deusa da Justiça como reconhecimento à sua contribuição histórica, considerando o impacto de sua atuação no exercício da advocacia e na ampliação do espaço institucional ocupado por mulheres no Direito.

O Prêmio Nacional Justiça em Foco integra as comemorações pelos 20 anos do portal Justiça em Foco e tem como finalidade reconhecer juristas, instituições e lideranças que contribuíram para o desenvolvimento do sistema de Justiça e para o aprimoramento das práticas institucionais no país.

A homenagem a Maria José Gomes de Souza registra, de forma objetiva, uma trajetória profissional de longa duração, associada à formação jurídica de excelência e ao exercício da advocacia em diferentes fases da história institucional brasileira.

2026: Edições regionais

O CEO-editor do Justiça em Foco, Ronaldo Nóbrega, destacou que 2026 marcará a expansão nacional do Prêmio Justiça em Foco, com a realização de edições regionais ao longo do ano, reforçando o compromisso da iniciativa com o chamado Brasil real. Segundo ele, o calendário prevê etapas no Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; no Centro-Oeste, em Goiânia (GO), em abril; no Norte, em Palmas (TO), em junho; no Sudeste, em São Paulo (SP), em setembro; e no Sul, em Florianópolis (SC), em novembro, culminando, em dezembro, com a realização do Prêmio Nacional Justiça em Foco, que passa a consolidar o ciclo anual de reconhecimento institucional em âmbito nacional.

Compartilhe!